quarta-feira, 29 de setembro de 2010

LUCÍOLA (AMOR # PROSTITUIÇÃO)

Lucíola é um livro de José de Alencar,que narra a história de amor entre Lúcia e Paulo.Tudo começou quando por infelicidade do destino em 1850 em um surto de febre amalera que atigiu toda sua família.Desesperada e sem ter dinheiro para comprar remédio para sua família,Lúcia se deixa levar por Couto o qual foi responsável pela sua entrada no mundo da prostituição.
Lucíola era uma cortesã de luxo do Rio de Janeiro em 1855,era a mulher mais linda e desejada de toda a corte,e Paulo era um jovem rapaz que veio conhecer a Corte.
Na primeira vez em que paulo viu Lúcia,ele teve a imagem de uma moça bonita,meiga e angelical,mesmo seu amigo Couto contando sobre sua vida e sua verdadeira profissão,Paulo manteve aquela mesma imagem de Lúcia.
Apos descobrir a casa de Lúcia,Paulo foi visitá-la,depois de se entregar a Paulo,Lúcia começou a desprezar o amor de Paulo.Em outro momento Paulo viu Lúcia com outros homens e sentiu ciúmes,mas Lúcia se devendeu dizendo que era apenas negociantes.
Na noite do jantar tanto Lúcia como Paulo estavam presentes,todos beberam,comeram e jogaram a vontade,até que a pedido e pagamento dos homens que alí estavam Lúcia como prostituta ficou nua diante de todos.
Depois de tudo o que viu para Paulo aquela não era a imagem que ele havia visto de Lúcia,esta era vulgar,aquela bela e fantástica,não era Lúcia aquela jovem meiga que ele havia conhecido,e sim Lucíola,a prostituta mais cobiçada do Rio de Janeiro.Após toda essa situação nada agradável,Paulo retirou-se.
Após o incidente Lúcia se arrependeu do que fez eles se reconciliaram,pois Paulo a amava de forma pura e bela,Lúciaentão decidiu dedicar-se inteiramente a esse amor para que sua alma fosse purificada.
Então ela vendeu sua luxuosa casa e foi morar em uma menor e modesta,na oportunidade ela conta toda sua história a Paulo:Seu nome verdadeiro era Maria da Glória e quando toda sua família adoeceu ela virou prostituta para salvar sua família,nessa época ela tinha 14 anos e seu pai ao descobrir a expulsou de casa,então ela fingiu sua própria morte quando sua amiga Lúcia morreu,assumindo assim o nome da amiga.
Depois que seu pai e sua mãe faleceram,com todo o dinheiro que ela consegui,ela pagava os estudos de Ana sua irmã mais nova.Paulo ficou muito comovido com a história de Lúcia.Ele sempre ia visitá-la até que numa noite de amor ela engravidou,mais loga adoeceu,acreditando que estava doente devido seu corpo não ser puro.Já quase morrendo ela confessou seu amor por Paulo e que ele pertencia,recusando-se a tomar remédio para expelir o feto morto dizendo que servirá de túmulo para seu filho.
Lucíola é um romance no qual José de Alencar transforma a cortesã em heroína,esta purifica sua alma com o amor de Paulo.
Tanto naquele tempo como nos dias atuais podemos notar que a prostituta sempre foi e será mau vista devido usar seu próprio corpo para ganhar dinheiro.Mais assim como Lucíola muitas meninas hoje são induzidas a entrarem no mundo da prostituição por necessidade e com promessas de terem uma vida melhor,mais na verdade não é nada disso pois ao entrarem nesse mundo todos sofrem muito preconceito e carregam esse peso por toda vida tendo que ouvir ofensas e não conseguem voltar a ter uma vida normal.

Um comentário: